sábado, 17 de setembro de 2011

Lei do Minimo


ECOLOGIA


                                                                                     Lucas Avelino Evangelista

                Fundamentos e História da Ecologia- Lei do Minino (Justus Liebig, 1842)


A lei do mínimo foi proposta por Liebig em 1842, ela foi feita seguindo o preceito que de todo o organismo deve apresentar todos os elementos necessários para sua manutenção no ambiente em que se encontra em níveis mínimos. Segundo ele nenhum organismo é mais forte do que o seu elo mais fraco.
Essa teoria foi feita através de estudo com plantações, onde ele percebeu que apesar de algumas plantações estarem recebendo quantidade de águas e dióxido de carbono suficiente elas não estavam resistindo. Em estudos sobre a causa da morte dessas plantas, ele percebeu que mesmo que essas plantas apresentassem niveis suficientes de água e dióxido de carbono, existia um fator limitante para a continuidade do ciclo de vida dessas plantas, que nesse caso era o zinco.
                Através desse estudo ele percebeu que não somente essas plantas poderiam ser reguladas por outros elementos que necessitariam estarem presentes em concentrações ínfimas. E que isso poderia ser aplicado á todo ser vivo, e suas necessidades básicas para a manutenção do seu ciclo vital, mesmo que em condições mínimas. E através dessas observações que ele formulou a:
    Lei do Mínimo

Um comentário: