sábado, 17 de setembro de 2011

Introdução a Ecologia

Ecologia:
                                                                                              Lucas Avelino Evangelista

Ecologia pode ser definida como o “estudo científico da distribuição dos organismos e das interações que determinam a distribuição e abundância”(Townsend, Begon & Harper, 2010). É um assunto amplo e permeia as mais diversas questões no seu estudo. O termo ecologia é um termo relativamente novo, passou a ser comumente usado a partir dos trabalhos realizados por Ernest Haeckel em 1886. Mas foi a partir dos trabalhos publicados por Tansley que o termo passou a ser utilizado e sendo considerada uma ciência, como de fato ela é. No mesmo período de Tansley, outro pesquisador chamado Clements aderiu a esse tipo de estudo tendo publicado em 1905 um estudo chamado Método de Pesquisa em Ecologia.
Outro grande pesquisador, considerado um dos pais da ecologia se chama Charles Elton, e isso se deve o fato de sua grande publicação “Ecologia Animal” em 1927.
                Primeiramente a ecologia seguiu por duas linhas bem distintas, sendo uma voltada para entender os padrões de distribuição de animais, e outra mais voltada pra compreender os padrões presentes em comunidades vegetais. Ao longo do tempo o estudo foi se aprofundando mais, e outros temas começaram a ser levados em questão.
                A preocupação com o controle de pragas também começou a ser alvos de estudos por volta da década de 50 e outros temas como a poluição também começaram a ser levados em questão.  Com o avanço das pesquisas e o inicio da visibilidade, diversa áreas de estudo sobre temas ecológicos foram sendo cridas e com o passar do tempo a especificidade de assuntos abordados foram aumentando até chegar em níveis como os atuais.
                Com essa maior visibilidade a ecologia começou a ser tratado como uma ciência, o que de fato ela é. Sendo, além de só se pensar em levantamentos e inventários diferentes perguntas começaram a ser respondidas. E inicialmente, essas perguntas poderiam ser definidas em perguntas que gerariam respostas imediatas e em perguntas que gerariam respostas finais. O primeiro grupo de cientistas sempre busca entender, os padrões que mantém determinadas espécies fixas nos seus locais de origem, assim como suas interações com o meio. Exemplo disso são estudos realizados com ataque de galhas em diversas espécies de árvores. Através de diversos trabalhos publicados nesse meio, respostas como suas especificidades entre plantas e hospedeiros podem ser encontradas, assim como a dinâmica temporal dessas espécies e a relação entre o modo de vida livre e a galha propriamente em si.
                Outra de trabalhar é procurar compreender os aspectos que levaram as espécies a ocuparem determinados ambientes e o que determina as relações e os comportamentos das mesmas apresentadas atualmente. È um assunto mais complicado de se trabalhar e diversos campos como o da biogeografia tentam explicar as origens desses padrões e suas interferências nos comportamento presentes atualmente.
                Dessa maneira fica-se claro que a ecologia é um assunto muito amplo e que necessita de muito estudo ainda, afinal o mundo está em constante modificação e os padrões presentes atualmente, com certeza não serão os mesmos presentes no nosso planeta daqui a 1 milhão de anos. Sendo assim termino esse texto com uma frase de Theodosius Dobzhansky:

         “Nada na Biologia tem sentido, exceto sob a luz da evolução

Nenhum comentário:

Postar um comentário