terça-feira, 27 de julho de 2010

Fisiologia- Desenvolvimento- Parte 1

Revisão de Fisiologia
Lucas A. Evangelista
Matéria: DESENVOLVIMENTO
(CRESCIMENTO, DIFERENCIAÇÃO E MORFOGÊNESE)
CONCEITOS:
Crescimento:
O crescimento é um termo quantitativo, relacionado a mudanças de tamanho e, ou
massa. Aumentos em tamanho são freqüentemente obtidos pela medição da expansão em uma única direção, tais como altura e diâmetro de caules, ou área das folhas. Aumentos em massa são freqüentemente obtidos, colhendo-se as plantas e pesando-as rapidamente.
Diferenciação:
Diferenciação é um termo qualitativo, que reflete um processo de especialização celular. A diferenciação ocorre quando uma célula em divisão produz duas novas células que serão destinadas a assumir diferentes características anatômicas e diferentes funções.
Desenvolvimento, Morfogênese e Embriogênese:
DESENVOLVIMENTO deve ser aplicado num sentido mais amplo, significando a soma dos processos de crescimento e diferenciação. É o conjunto de mudanças que um organismo experimenta ao longo de seu ciclo, desde a germinação da
semente, passando pela maturação e florescimento e, finalmente, chegando à senescência.
MORFOGÊNESE são às mudanças na forma do organismo ou órgão, tal como ocorre durante a transição da fase vegetativa para a reprodutiva (desenvolvimento reprodutivo ou florescimento) ou durante o desenvolvimento de
uma folha a partir de um primórdio foliar.
EMBRIOGÊNESE é definida como a parte do desenvolvimento da planta que ocorre no saco embrionário do óvulo ou da semente imatura.
PADRÕES DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO:
Todas as etapas estão associadas a três simples eventos ao nível celular. O primeiro é a divisão celular, no qual uma célula madura se divide em duas células filhas que, em muitos casos, são diferentes uma da outra. O segundo evento é a expansão celular, no qual uma ou ambas células filhas aumentam de volume. O terceiro evento é a diferenciação celular, no qual a célula tendo alcançado o seu
volume final, torna-se especializada para executar uma determinada função. As diferentes maneiras pelas quais as células se dividem, crescem e se especializam, produzem as diferentes espécies vegetais e os diferentes tipos de tecidos e órgãos na planta.
A divisão celular consiste de algumas etapas que constituem o Ciclo Celular. As fases do ciclo são: mitose; período de crescimento da célula (G1); período de replicação do DNA (S); segundo período de crescimento da célula, quando ela se prepara para a divisão (G2); mitose. Após a mitose e a citocinese, uma das células filhas poderá não continuar no ciclo e, ao invés de se dividir, irá se expandir e se diferenciar.
Células diferenciadas de plantas podem algumas vezes entrar novamente no ciclo, um processo conhecido como desdiferenciaçãosta. A célula desdiferenciada ganha novamente a habilidade para se dividir, ou seja, ela se torna novamente uma célula meristemática.
A célula pode se dividir em diferentes planos. Não somente a direção da divisão celular é determinante para a formação das várias estruturas. A direção do crescimento celular também é crítico. Em órgãos com formatos alongados, como caules e raízes, o processo de crescimento ocorre principalmente em uma
determinada direção (Alongamento celular).
Aspectos Físicos do Crescimento Celular
Como a célula é a unidade básica da vida, pode-se dizer que o crescimento do organismo reflete o crescimento de suas células individuais. Visto que a maioria do volume da célula é ocupado por água, pode-se admitir que para uma célula aumentar seu volume ela precisa absorver água. A absorção de água pelas células ocorre por osmose. A maior concentração de solutos dentro da célula decresce o seu potencial osmótico e conseqüentemente o seu potencial hídrico, permitindo a entrada de água na célula. A entrada de água na célula também produz uma pressão interna, conhecida como pressão ou potencial de turgescência a qual expande o protoplasto contra a parede celular. Para resistir a tal pressão, a parede celular precisa ser rígida o que pode restringir o crescimento da célula. Então admitimos que para que ocorra o crescimento da célula, a rigidez da parede celular deve ser de alguma maneira modificada.
Em resumo, a expansão celular segue as seguintes etapas:
· A entrada de água na célula provoca aumento na pressão de turgescência
· Quando o valor de pressão de turgescência é superior a pressão de turgescência limite, a parede celular se distende;
· Se a parede celular se distende, a célula aumenta de volume, a pressão de turgescência diminui e, conseqüentemente, o seu potencial hidrico também diminui.
· Esta redução no potencial hídrico permitirá nova entrada de água, e o ciclo continua, até a célula atingir o seu crescimento final.
Locais de Crescimento na Planta
O crescimento das plantas é concentrado em regiões de divisão celular conhecidas como MERISTEMAS. Estes meristemas se classificam como:
· Meristemas Apicais- Encontrados nos ápices e ramificações de raízes e caules. Crescimento em Extensão
· Meristemas Intercalares – Encontrados entre tecidos maduros ou diferenciados Crescimento em Extensão
· Meristemas Laterais – Situados paralelamente ao eixo do órgão em que se encontram. Crescimento em diâmetro
Em relação a origem:
ü Meristemas Primários – Se desenvolvem de células embrionárias
ü Meristemas Secundários – Se desenvolvem de células maduras diferenciadas,meristemas laterais – câmbio vascular e felogênio que produzem o crescimento secundário ou em diâmetro

Nenhum comentário:

Postar um comentário